Salve amigos pescadores.

Com a chegada do inverno a pescaria de Robalos na galhada tende a cair muito em produtividade em função da água mais fria. Nesta época o peixe procura os poços fundos dos mangues e porto para se alimentar! e eh bastante comum encontrar grandes cardumes de bons exemplares de peva nesta época de Inverno.

A pescaria de rodada consiste em soltar o barco ao sabor da maré(freando um pouco e posicionando com o motor elétrico, que neste caso cumpre melhor este papel estando na popa do barco) o Piloteiro sempre irá soltar o barco antes do ponto para que as linhas com iscas passe sobre o ponto que frequentemente eh um degrau(drop) ou uma pedra, toco, cascalheira(pequenas pedras juntas ou cascas de Ostras) coisas deste tipo! normalmente durante a passada os peixes atacam e terminada a passada cabe ao barqueiro retornar e fazer novamente aquela passada.

Equipamentos

Na pesca de rodada pode-se pescar tanto com iscas Artificiais como naturais ou até mesmo as duas juntas! deixando a vara de natural armada e trabalhando a artificial ao lado.

As melhores iscas artificias para a Rodada são o Camarão no jig head e o jumping jig eu pessoalmente gosto muito dos jigs KSF trick turbo de 15 gramas e Sapogu de 25 gramas nas cores Cromado, dourado e laranja com verde. e para jig Head gosto muito do Camalesma 2/0 de 8 gramas e de 10 gramas! com camarão também da camalesma nas cores vermelho (para aguas limpas) ou verde musgo para o mangue! ressaltando que a cor chá dourado e chá vermelho também são muito eficientes! eh e devido ao tamanho do alimento os camarões de 6 cm ou menores são os que tem me trazido melhores resultados.

Para trabalhar adequadamente o Jig head eh ideal uma vara de ação rápida, porque ela facilita sentir a isca tocar o fundo o que eh fundamental para o sucesso desta pescaria! outros fatores que deve ser observados eh a espessura do multifilamento e leader, para este quesito!

eu recomendo as varas Venator da Ms 12 lbs, ou a revros da Daiwa de 10 lbs, ou a lumis infinity de 14 lbs! ou ainda mais caras porém senssacionais as varas da redai, a mamushi 10 lbs ou a Team master Evolution 12 lbs também!

carretilha perfil baixo e multi de no máximo 20 lbs… leader também de 20 lbs!

Já o jumping jig eu recomendo uma vara mais moderada(pois por ser sempre mais pesado e o trabalho mais rápido não eh tão dificil sentir o fundo como no jig head) e a vara moderada permite um arremesso mais longo! além de dar menos nós na ponta no trabalho do jumping jig! ah sim, para os jumping jigs eh legal ter uma vara torqued ou pelo menos uma ponteira anti-enrrosco!

Para o caso do Jumping jig ja eh possível usar uma linha mais forte, como multi 30 lbs e leader de 30 lbs também! para vara eu recomendo as varas da KSF muito boas em custo Benefício! e feitas especialmente para jumping jigs. e carretilha perfil baixo também!

O trabalho dos jumping jigs pode ser tanto a pindoca embaixo do barco como arremessar eles paralelo a vara robaleira(de isca natural) e vir trabalhando até o barco! já os jigheads ideal sempre arremessar e vir dando toques curtos!

Iscas naturais

Para iscas naturais em Santos recomendamos o uso de uma Vara robaleira (pode ser telescópica porém as de duas partes são mais resistentes e fáceis de usar) as de duas partes atualmente no mercado são a Celta permit ou a Lumis Ultimate – Vara de 2,40 a 3,30 metros com molinete 3000 abastecido com fluor 30 Lbs.

dentre as telescópicas as mais recomendadas são a shimano holliday e a Star River! todas acima de 4 metros!

O chicote para as Robaleiras esta “mais ou menos” definido na imagem abaixo!

robaleira

Na vara Robaleira basta colocar um camarão vivo iscado pela cabeça e soltar a linha… assim que ela tocar o fundo, levantar cerca de “um palmo” do fundo e armar ela no suporte que a maioria dos barcos Robaleiros posue!

enquanto a vara esta armada, você pode ou pescar de artificial ou armar uma segunda vara com a mini-pargueira para pegar diversas espécies “de preulas” e garantir a misturinha! porém eh bem comum esta vara de mini-pargueira pegar peixe grande também e frequentemente o troféu do dia.

minipargeuira

Utilizar para a mini-pargueira, qualquer vara de até 2 metros com ponta mole e molinete ou carretilha e linha de 20 Lbs…

Locais para pesca

Este tipo de pesca pode ser realizado em diversos locais do nosso litoral, entre eles: Iguape, Santos, Bertioga, Itanhahem!

Quer fazer uma pescaria de rodada, vem com a PlefferPesca!
zap: 11 987830714!

abraços.
Pleffer.